FAQ - Perguntas frequentes


Muitos dos nossos clientes tem dúvidas referentes as exames solicitados, por isso disponibilizamos aqui neste espaço as respostas para as perguntas mais frequentes. Caso não encontre a resposta que procura, ligue para nós.

1Como agendar uma coleta domiciliar?
Para agendar coleta domiciliar preencha o formulário em nosso site ou ligue para nossa Central de Relacionamento e faça seu agendamento. Tenha sempre em mãos: pedido médico, CPF e carteira do convênio.
2Pode ser feita a coleta durante o período menstrual?
Durante o período menstrual os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual, respeitando sempre a orientação do médico. A coleta de exames de urina e fezes durante o período menstrual, entretanto, deve ser evitada a fim de evitar contaminação das amostras falseando os resultados.
3O esforço físico interfere nos exames laboratoriais?
Em alguns exames o esforço físico interfere nos exames laboratoriais. Após esforço físico, alguns testes terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.
4Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais?
Em alguns casos os medicamentos interferem nos exames laboratoriais. Desta forma, é importante informar, antes do exame, quais são os medicamentos que estão sendo utilizados pelo paciente.
5Como deve ser a alimentação antes da realização dos exames?
Antes de alguns exames pode ser sugerida uma dieta especial, mas para a maioria, a rotina alimentar não deve ser alterada, a menos que haja orientação médica.
6Pode-se fumar antes de realizar um exame?
Não. Não fume no dia da realização de testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica.
7O que fazer no caso de resultados inesperados ou discrepantes?
Em caso de resultados inesperados ou discrepantes o mais indicado é consultar o seu médico e solicitar que ele faça contato com o laboratório. Mantemos algumas amostras armazenadas por um curto período de tempo, justamente para casos que necessitem confirmação e/ou complementação com outros exames.
8Por que devemos desprezar o primeiro jato, quando realizamos exames de urina comuns?
Devemos desprezar o primeiro jato da urina porque no primeiro jato são coletadas células e bactérias normalmente presentes na uretra. Em situações específicas de avaliação do primeiro jato urinário haverá solicitação do médico.
9No caso de gripe, resfriado ou febre, pode-se coletar sangue?
Sim. Alguns exames são solicitados exatamente em razão da febre para verificar se ela é proveniente de uma infecção.
10Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?
Sim. Bebidas alcoólicas podem interferir nos exames de sangue. Por essa razão o ideal é não ingerir bebida alcoólica pelo menos dois dias antes de realizar o exame.
11Por que, às vezes, após a coleta de sangue, o local fica roxo?
O hematoma após a coleta de sangue, embora raro e sem maior consequência, é uma reação orgânica que pode ocorrer. Evite o transporte de volumes pesados no mesmo membro onde aconteceu o trauma. Em caso de extravasamento de sangue ou desconforto é indicado que sejam realizadas compressas de gelo por 20 minutos de 2 em 2 horas até que seja sentida a melhora.
12Para fazer exame de sangue, o jejum é obrigatório?
O tempo de jejum varia de acordo com o exame que será realizado. Informe-se sobre o tempo de jejum necessário antes da coleta.
13O que é jejum?
Jejum é quando você não consome nem alimentos e nem bebidas, exceto água, por um determinado período de tempo. É importante beber bastante água, não apenas porque você não está comendo mas porque torna-se mais fácil colher sangue de suas veias quando se está bem hidratado.
14Porque o jejum é necessário?
Os nutrientes presentes nos alimentos e nas bebidas que você consome são absorvidos pela sua corrente sanguínea e podem impactar em alguns fatores que são medidos em alguns testes laboratoriais. Os testes que determinam os lipídeos (colesterol, HDL, triglicerídeos) geralmente necessitam de jejum. Você também será orientado a fazer jejum quando for testar seus níveis de glicose. Além disso, outros testes mais específicos poderão indicar necessidade de jejum. Se você não realizar o jejum, ou o fizer por um período inferior ao indicado, seus testes poderão indicar resultados alterados - levando à necessidade de uma nova coleta.
15Quando devo estar em jejum para fazer exames de laboratório?
Quando o seu médico solicita exames de laboratório você poderá ser orientado a fazer algumas horas de jejum antes da coleta de sangue.
16Por quanto tempo devo fazer o jejum?
Em geral, 12 horas antes de teste de colesterol LDL e 8 horas antes do teste de glicose. Entretanto, você deverá sempre seguir as orientações do seu médico. Dependendo do caso, o seu médico pode autorizar a realização de exames que necessitem de jejum com um prazo de jejum reduzido. Consulte-o quando necessário e não esqueça de passar a informação ao laboratório durante o atendimento.
17Exames que pedem jejum devem ser feitos sempre pela manhã?
Nem todos os exames que pedem jejum devem ser feitos pela manhã. Alguns exames podem ser colhidos à tarde, desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum.
18Beber água interfere no jejum?
Não. Porém beber água em excesso durante o jejum pode interferir nos exames de urina.
19Devo continuar a tomar meus remédios?
Certifique-se de que está tomando regularmente seus remédios durante o período de jejum, a menos que seu médico tenha indicado alguma interrupção. O uso de vitaminas e suplementos minerais deverá ser mantido.
20Quando posso interromper o período de jejum?
Assim que terminar a sua coleta de sangue no laboratório você deverá fazer um lanche - comendo e bebendo alguma coisa.

Inicie nosso Call
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?